Coordenando as Tecnologias Educacionais
OFICINA DE ARTE TUXPAINT
LIZANDRA SILVA LIMA
OFICINA DE ARTE TUXPAINT
O desenho desenvolve a criatividade e a imaginação dos sujeitos aprendizes, tem um grande valor no processo educacional, pois possibilita alta capacidade de compreender os conteúdos expressos através dos traços. Sendo classificados da seguinte forma: de criação, de memória, geométricos, ao natural e abstrato.
De criação: é aquele que o sujeito consegue representar a partir dos conhecimentos prévios que estão depositados na memória ou na própria capacidade de imaginação, não sendo classificado como algo já feito ou acabado e, sim construído.
De memória: é aquele que já existe na memória, porém o sujeito não tem o consentimento da existência do mesmo e no exercício consegue representá-lo.
Geométrico: com a utilização das formas geométricas.
Ao natural: aquele que consegue ser representado a partir do objeto que se encontra disponível no momento da criação, ou seja, é preciso que se tenha uma inspiração de forma natural.
Abstrato: é a representação de conceitos não existentes e que se encontram ao exterior do mundo real.
Tuxpaint é um programa de desenho que possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo e diversas ferramentas de uso muito acessível com tarjas explicativas para orientação. Permitindo desta forma, a capacidade de criar ou até mesmo de escolher alguns desenhos dentro do aplicativo.
No entanto, vale frisar que é um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade utilizando de ferramentas simples de desenhar, colorir, construir formas, ambientes conhecidos no computador.
Objetivo:
Propor reflexão pertinente as práticas educativas com o auxilio do Tuxpaint como uma ferramenta a mais, diferente e estimulante, possibilitando ao sujeito aprendiz expressar sua criatividade nas aulas.
Objetivos Específicos:
Pesquisar sobre o tuxpaint;
Identificar a diversidade de desenho;
Incentivando a produção de desenhos;
Possibilitar a utilização do computador para explorar as ferramentas do tuxpaint.
Propor a produção do conhecimento a partir dos desenhos criativos no tuxpaint;
Socializar as produções para que os envolvidos possam conhecer;
Despertar a imaginação e a livre expressão criadora, possibilitando o desenvolvimento de várias técnicas de desenho.
Oportunizar a troca de experiências;
Público Alvo:
Professores de Arte das Escolas da Rede Municipal de Itabuna
Tempo de duração:
4hs/aula
Recursos:
Computador, softwer tuxpaint, impressora, folhas de ofício, Cartolina.
Metodologia:
O conhecimento se processará a partir da pesquisa teórica, em seguida ser criado e recriado produções contemplando os diversos tipos de desenho trabalhado com o auxílio das ferramentas do softwer e explorando a criatividade de cada um. Os trabalhos deverão ser expostos para considerações finais do conhecimento adquirido no processo de formação.
Considerações:
Durante o desenvolvimento do projeto foi possível observar uma maior participação dos professores, boa parte se mostrou interessada em sanar dúvidas sobre o tema trabalhado para melhor desenvolver seus trabalhos no ambiente educativo.
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